O feriado nacional também comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o aniversário do Cristo Redentor

O Dia das Crianças é comemorado, em todo o Brasil, em 12 de outubro. Para celebrar essa data, o Cafeína Pop decidiu elencar algumas produções que, apesar de serem destinados ao público infantil, despertam algum tipo de sentimento ou interesse em quem assiste, independentemente da idade.

Naruto é um anime (animação japonesa) que conta a história de um jovem ninja que busca ser reconhecido e se tornar Hokage – o líder de sua vila.  O protagonista passa por dois estágios: enquanto criança, com episódios lançados entre outubro de 2002 e fevereiro de 2007; e já adolescente, intitulado Naruto Shippuden (fevereiro de 2007 a março de 2017).

Isso fez com que os fãs pudessem crescer, amadurecer e enfrentar juntos com os personagens os dilemas abordados na narrativa. Apesar de não ter mais um anime próprio, Naruto ainda consegue ficar próximo do público que o acompanhou por tanto tempo com aparições frequentes em Boruto: Next Generation, com o filho dele sendo a figura central da trama.

naruto-e-boruto-batem-os-punhos_2jp8
Boruto: Next Generation começou a ser exibido em 2017

Os novos filmes de super-heróis da Marvel também causam efeito semelhante em algumas pessoas. O primeiro longa do estúdio foi Homem de Ferro, em 2008, e agora empresa já conta com um cartel de 19 filmes produzidos que deixaram de ser aventuras episódicas, apostando em narrativas mais densas, alcançando novos públicos e arrecadando sucessos de crítica e bilheteria.

Se for para falar de franquias, é quase impossível deixar de lado as aventuras de Harry Potter. Os atores dos oito filmes estrelados por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint cresceram juntos com os fãs da série durante o período em que foram lançados (2001 – 2011).

Mas Star Wars é o maior dos blockbusters – um fenômeno cultural. Ele atravessa gerações e, desde 1977, vem arrastando multidões às salas de cinema. Há também aqueles filmes que que buscam passar uma mensagem tanto para os pais quanto para os filhos.

O Pequeno Stuart Little é um filme sobre aceitar as diferenças dentro da família, enquanto Valente é uma animação que ensina a respeitar as decisões tomadas pelos filhos. Outro que vale o destaque é Divertida Mente, que consegue atingir tanto o público adulto quanto o infantil por se basear nos sentimentos humanos para conduzir a história.

Produções mais descontraídas, mas com conteúdo reflexivo como são os casos de Rick and Morty e Bojack Horseman, que também merecem o devido registro. Assim como as Graphic MSP’s, um projeto da Maurício de Souza Produções que começou com apenas dois livros em 2009, mas que com o passar do tempo, atingiu novos patamares e hoje consiste em contar as histórias dos personagens do estúdio mas com a visão de diversos artistas brasileiros através das clássicas HQ’s – histórias em quadrinho.

mnqgraphic

Parece que ultimamente as pessoas vêm entendendo que, apesar de serem desenhos ilustrados ou animados, produções de filmes, séries, animes ou HQ’s tem valor e uma mensagem escondida a ser passada. Mesmo que ainda seja pequeno, o público já se conscientiza desse fato e busca tentar passar esta visão adiante.

“Quando a coisa é de crianças é aquela coisa mais pura, que envolve criatividade, a descoberta. Muitas vezes o que falta para a gente não se acomodar é criar e ser ativo na criação e entender sem o preconceito das coisas. A criança tem isso, então vamos ser cada vez mais crianças e incentivar as nossas crianças a continuarem como crianças. Porque muitos de nós já foram adulterados, adultos, né? Vamos nos manter crianças”.  – Palavras do MC Marechal em um vídeo publicado na sua conta do Instagram.

Publicação do MC Marechal sobre o Dia das Crianças utilizando a hashtag “#FazTeuCod” – posts frequentes do músico em sua rede social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s